Busca avançada
Ano de início
Entree

RESISTÊNCIA DE MIRTÁCEAS À FERRUGEM CAUSADA POR Puccinia psidii E CARACTERIZAÇÃO DO PATÓGENO.

Processo: 10/04623-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Edson Luiz Furtado
Beneficiário:Cristiane de Pieri
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fitossanidade   Ferrugem   Myrtaceae   Puccinia psidii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferrugem | Myrtaceae | Puccinia psidii | Fitossanidade

Resumo

O fungo Puccinia psidii é o agente causal da doença conhecida como ferrugem. Esse patógeno ataca a cultura do eucalipto e, também, algumas espécies frutíferas da família Myrtaceae. Em áreas próximas a plantios comerciais de eucalipto pode-se haver terras em que hajam espécies frutíferas de mirtáceas. Se dentro dessas espécies estiver àquelas suscetíveis ao patógeno, essas servirão de fonte de inóculo para o eucalipto, sendo prejudicial para a exploração econômica da referida espécie. O estudo da fisiologia do patógeno P. psidii e sua relação com seu hospedeiro (no caso espécies de mirtáceas) é de suma importância para se traçar estratégias de controle e também manejar de forma sustentável a doença na cultura do eucalipto.Portanto, o projeto em questão visa o estudo da fisiologia do fungo P. psidii e sua relação com espécies frutíferas da família Myrtaceae. Especificamente, verificar-se-a constatação de patogenicidade do patógeno, em ambiente controlado, em cinco espécies de mirtáceas, sendo Cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata), Cabeluda (Myrciaria glazioviana), Jambinho (Acnema smithii), Jambo (Syzygium jambos) e Eucalipto (Eucalyptus cloeziana). O inóculo do patógeno será obtido de plantas doentes, de acordo com a ocorrência do mesmo em Botucatu/SP e na região. Nos materiais resistentes e suscetíveis efetuar-se-a caracterização anatômica foliar visando à observação de diferenças estruturais nos limbos foliares e, ainda, complementar-se-a essa caracterização por meio de análise de microscopia eletrônica de varredura, de modo a visualizar a superfície foliar de cada hospedeiro frente ao ataque pelo patógeno.Os isolados serão também identificados por caracterização molecular utilizando primers ITS1 e ITS4, bem como com as seqüências obtidas será construída uma árvore filogenética.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIERI, Cristiane de. Caracterização de Puccinia psidii, identificação de mirtáceas diferenciadoras de raças fisiológicas e estudos anatômicos do limbo foliar relacionados à resistência. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.