Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das formas de educação pelo cinema através da obra e concepção de arte do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder.

Processo: 10/04842-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Beneficiário:Beatriz Sampaio Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Artes   Linguagem   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | cinema | Educação | linguagens | pedagogia | Rainer Werner Fassbinder | Educação Visual

Resumo

A partir perspectiva de Ismail Xavier do cinema como arte, como fonte de conhecimento, como potência educativa/formativa e como linguagem mobilizadora e desestabilizadoras de nossas certezas, buscamos fazer uma discussão sobre os elementos que definem o cinema "que faz pensar", ou seja, que educa. Propõe-se investigar prováveis elementos que proporcionam experiências "desestabilizadoras" no espectador (na linguagem utilizada, nas referências imagéticas, estéticas e temáticas), conforme as concepções de arte do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. Para isso faremos uma revisão bibliográfica da área educacional, sobretudo aquela que põe em discussão o estudo das imagens e do cinema no âmbito da didática e da prática pedagógica. Pretende-se também fazer um estudo das obras do cineasta alemão Fassbinder, tomando como hipótese a existência de uma pedagogia nos seus filmes. Pretende-se entender as contribuições dos elementos desestabilizadores na experiência cinematográfica na obra de Fassbinder (a existência de uma pedagogia) para um trabalho com cinema na educação que transcende o uso da imagem como mero apoio, ilustração ou exemplo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Beatriz Sampaio. O quarto de Petra: estabilidade instável do/no cenário fílmico. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.