Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos numéricos aplicados ao problema de impacto hidrodinâmico em estruturas oceânicas

Processo: 10/07008-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Celso Pupo Pesce
Beneficiário:Flávia Milo dos Santos
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica   Impacto   Estruturas oceânicas   Métodos numéricos

Resumo

O presente plano de trabalho visando ao doutoramento enquadra-se na linha de pesquisa "Hidrodinâmica de Sistemas Oceânicos" liderada pelo orientador, Prof. Dr. Celso Pupo Pesce, da Universidade de São Paulo (EPUSP), desenvolvida junto ao departamento de Engenharia Mecânica, no Laboratório de Interação Fluido-Estrutura e Mecânica Offshore. Este projeto de pesquisa propõe a elaboração de um método numérico específico para analisar o problema de impacto tridimensional de corpos sólidos contra a superfície livre da água. Inicialmente serão tratados os casos de corpos de revolução, tais como esfera, cone, esferóides, elipsóides, formulando o problema de impacto normal. Posteriormente a formulação e o tratamento numéricos serão estendidos para os casos de impacto oblíquo e/ou com rotação, considerando corpos convexos de forma mais geral. A solução da equação dinâmica não linear do problema de impacto depende da determinação do tensor de massa adicional a cada instante de tempo, a qual depende da posição e atitude do corpo neste instante. Um método variacional específico será construído, através do qual os coeficientes de massa adicional serão determinados com erro de segunda ordem, a cada instante de tempo. Tal método é exemplo de técnicas numéricas de-singularizadas, através das quais o potencial de velocidade é aproximado em um espaço finito-dimensional varrido por funções-teste derivadas de soluções potenciais elementares, tais como pólos, dipolos, anéis de dipolos, anéis de vórtices, etc. O problema potencial de impacto hidrodinâmico, que se caracteriza pela dominância das forças de inércia, é formulado assumindo-se a superfície líquida como equipotencial, o que permite a analogia com o limite assintótico de frequência infinita asociado ao problema de radiação de ondas causada pelo movimento de corpos flutuantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, FLAVIA M.; CASETTA, LEONARDO; PESCE, CELSO P. Application of a variational method to the vertical hydrodynamic impact of axisymmetric bodies. APPLIED OCEAN RESEARCH, v. 39, p. 75-82, 2013. Citações Web of Science: 3.
PESCE, CELSO P.; CASETTA, LEONARDO; DOS SANTOS, FLAVIA M. Equation of Motion Governing the Dynamics of Vertically Collapsing Buildings. JOURNAL OF ENGINEERING MECHANICS-ASCE, v. 138, n. 12, p. 1420-1431, DEC 2012. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Flávia Milo dos. Impacto hidrodinâmico vertical de corpos axissimétricos através de uma abordagem variacional.. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.