Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência e família: ressonâncias sociais da criminalidade no Brasil

Processo: 10/50815-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Fundamentos da Sociologia
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Clodomir Cordeiro de Matos Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Criminalidade   Democracia   Família   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Criminalidade | Democracia | Familia | Participacao | Violencia

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende investigar os difusos impactos da "criminalidade urbano-violenta" nas configurações e experiências das famílias moradoras de grandes cidades brasileiras. Buscando observar suas ressonâncias através das práticas e narrativas dos habitantes das cidades de São Paulo e Fortaleza, tentaremos detectá-las não apenas sob a ótica dos familiares das pessoas representadas como "vitimas" em tais situações. Percebendo as implicações da dita "violência urbana" para além da perspectiva desses indivíduos, poderemos identificá-las e analisá-las a partir das representações e vivências dos parentes dos outros atores envolvidos em tais relações, ou seja, seus "vitimadores". Com esse intuito, daremos visibilidade e problematizaremos possíveis mudanças ocorridas no seio dos lares brasileiros a partir do envolvimento de nossos familiares em situações classificadas como criminosas. Quais as experiências e sentimentos vivenciados por esses atores a partir de tais envolvimentos? Quais os significados desses envolvimentos para a construção e estruturação de suas narrativas e práticas? Como estão se organizando, diferencialmente, os familiares das vítimas e dos vitimadores da violência no Brasil e na América Latina? Que objetivos perseguem e como estão atuando e reivindicando "reconhecimento" social as entidades, civis ou não, que vem agregando esses atores? Quais os impactos da atuação dessas instituições no cenário político brasileiro e nas elaborações e execuções de políticas públicas voltadas para o tratamento da criminalidade no Brasil? Como são representados e vivenciados os pertencimentos à tais organizações por seus membros? Essas são algumas das questões a serem investigadas e problematizadas em uma abordagem sociológica que busque compreender de maneira complexa os impactos sociais, políticos e culturais da criminalidade no Brasil e na América Latina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de. Vítimas da violência: ressonâncias sociais da criminalidade no Brasil. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.