Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental
Processos de transição com o ingresso de bebês na creche, em diferentes países/cul...
Processo: | 10/50818-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2010 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Pesquisador responsável: | Marieta Lucia Machado Nicolau |
Beneficiário: | Shelly Blecher Rabinovich |
Instituição Sede: | Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação infantil Formação de professores |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Antecipacao Da Escolaridade | Educacao Infantil | Ensino E Aprendizagem | Ensino Fundamental De 9 Anos | Formacao De Professor | Processo De Passagem |
Resumo O objetivo do presente trabalho é investigar como a escola de educação infantil prepara as crianças para o ingresso na escola fundamental e como esta recebe as crianças que ingressam nesse novo ciclo com apenas seis anos de idade, ou seja, verificar se há articulação nas propostas pedagógicas nos dois níveis de ensino. A pesquisa prática foi realizada, no primeiro momento, em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), localizada no bairro da Bela Vista, no ano de 2008 e, no segundo momento, acompanhamos as mesmas crianças da Educação Infantil para a escola de Ensino Fundamental I, localizada também no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo durante o ano de 2009. Como referencial teórico, utilizamos os documentos oficiais que tratam das políticas públicas para a infância, documentos sobre o ensino fundamental de nove anos, os autores da psicologia da educação, especificamente Lev Semenovich Vygotski e Henri Wallon, bem como autores que tratam o tema da infância. Tratou-se de um estudo etnográfico e a metodologia utilizada foi à observação participante, em que permanecemos em contato direto com as escolas, com as crianças e com as práticas docentes e, a entrevista semi-estruturada realizada com os pais, professores, crianças, coordenação e direção da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, com objetivo de dar voz a todos os atores envolvidos no processo de passagem da criança do infantil para o fundamental. Durante o percurso realizado até o momento percebemos que os dois níveis de ensino precisam repensar as suas propostas pedagógicas e construir um projeto educativo que contribua para a passagem da criança da escola infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. (AU) | |
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