Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas de Panicum maximum cv. Tanzânia à associações entre níveis de adubação e intensidades de desfolha.

Processo: 08/03348-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Moacyr Corsi
Beneficiário:Pedro Castro de Almeida
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Morfogênese   Nitrogênio   Ciclagem de nutrientes

Resumo

A sustentabilidade dos sistemas de produção depende da sua capacidade de gerar renda para o produtor de forma constante ao longo dos anos, promovendo retorno econômico dos investimentos e sem incorrer na degradação do ambiente de produção. Entretanto, grande parte das áreas de produção animal em pastagens do Brasil apresenta algum grau de degradação ou capacidade limitada de gerar renda, devido ao uso inadequado de tecnologias, sendo o manejo do pastejo e da adubação pontos críticos desse processo. O ciclo dos nutrientes vegetais no processo de produção animal em pastagens envolve: extração pelas plantas a partir do solo, remobilização dentro da planta, reciclagem através da liteira e redistribuição pelas excretas do animal. Aumentos na severidade da desfolha e na eficiência de colheita da forragem produzida aumentam a importância relativa da reciclagem via excreta, mais sujeita às perdas por volatilização e lixiviação, e reduzem a importância relativa da remobilização, fazendo com que maior proporção dos nutrientes requeridos para crescimento tenha que vir do solo. Esse processo aponta para uma interação entre manejo do pastejo e adubação, influenciando a produtividade de dosséis pastejados. Utilizando o capim Tanzânia, o presente experimento visa investigar os efeitos da associação entre adubações e intensidades de desfolha, através da combinação, em esquema fatorial, de dois níveis de adubação (zero e 400 kg de N/ha/ano), e três alturas de resíduo pós-pastejo (20, 30 e 50 cm). O corte da pastagem será realizado por bovinos através da técnica do "Mob Grazing", sempre que a interceptação luminosa (IL) pelo dossel for de 95%. Pretende-se quantificar extração de nutrientes e parâmetros produtivos da forragem (produção, taxa de acumulo, perdas por pastejo e ef. de colheita), analisar as relações IL X altura e IL X perfilhamento, além de descrever o processo de acúmulo de forragem.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Pedro Castro de. Respostas de Panicum maximum cv. Tanzânia à associações entre adubação e severidade de desfolha. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.