Busca avançada
Ano de início
Entree

Formas de aplicação e tempo de ação da cal virgem na hidrólise da cana-de-açúcar picada com dois tamanhos de partículas.

Processo: 10/15791-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Mauro Dal Secco de Oliveira
Beneficiário:Eliete Zaparoli Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Hidrólise   Bovinocultura leiteira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cal virgem | cana-de-açúcar | hidrólise | Bovinocultura leiteira

Resumo

O objetivo com este projeto é avaliar as formas de aplicação em pó e em suspensão da cal virgem e seu tempo de ação (0; 3 e 6 horas após a aplicação da cal) na hidrólise da cana-de-açúcar picada com tamanhos de partículas de 4 e 10 mm. O experimento será conduzido no setor de Bovinocultura de Leite da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Campus de Jaboticabal, SP. Os tratamentos consistirão de duas formas de aplicação da cal virgem, em pó e em suspensão; dois tamanhos de partículas da cana-de-açúcar, 4 e 10 mm; três tempos de ação da cal, 0; 3 e 6 horas após aplicação. O delineamento experimental será inteiramente casualizado em arranjo fatorial triplo 2 × 2 × 3, com quatro repetições por arranjo, totalizando 48 parcelas. Serão avaliadas temperatura interna e externa, bem como os valores de pH dos amontoados de cana-de-açúcar. Serão avaliadas as características bromatológicas, fracionamento de carboidratos e digestibilidade in vitro da matéria seca, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Será avaliada ação da cal virgem na parede celular da cana-de-açúcar através de técnica em microscopia eletrônica de varredura. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o programa estatístico SAS, sendo todas as variáveis testadas quanto à normalidade do resíduo antes do início de cada análise.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)