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Criancas com e sem deficiencia auditiva e em processo de inclusao: a perspectiva das habilidades sociais.

Processo: 05/58593-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Almir Del Prette
Beneficiário:Thiago Magalhães Pereira de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Desempenho acadêmico   Deficiência auditiva   Integração social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamentos Problematicos | Criancas | Deficiencia Auditiva | Desempenho Academico | Habilidades Sociasi | Integracao Social

Resumo

As crianças com deficiência auditiva que estudam no ensino regular podem ser isoladas e rejeitadas pelo grupo de pares e podem apresentar mais dificuldades de aprendizagem, comportamentos problemáticos e problemas emocionais do que as crianças que não apresentam deficiência. O campo teórico das habilidades sociais tem se dedicado ao estudo dessas variáveis. Porém, a literatura não tem apontado quais os desempenhos das crianças que poderiam contribuir e/ou dificultar a integração da criança com deficiência auditiva nas suas relações interpessoais com outras crianças, assim como há poucos dados sobre as relações entre estes desempenhos e o isolamento social e rejeição pelo grupo de pares, desempenho acadêmico e ocorrência de comportamentos problemáticos. Os desempenhos que contribuem para a integração da criança com deficiência na escola regular serão denominados de pró-inclusivos e os desempenhos que dificultam a integração dessas crianças serão denominados de anti-inclusivos. Visando a identificação e categorização destes desempenhos, tem-se por objetivos: a) Identificar classes de Habilidades Sociais Inclusivas. b) Observar a relação entre a freqüência dos desempenhos pró e anti-inclusivos das crianças e a ocorrência de comportamentos problemáticos, o desempenho acadêmico, as habilidades sociais e o status sociométrico. Os participantes serão os professores e os alunos de Ia a 4a séries do Ensino Fundamental, de escolas regulares de classes comuns com matrículas de crianças com deficiência auditiva a partir do grau moderado. Os instrumentos a serem usados na coleta de dados serão: Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), questionário Critério Brasil, Ficha de Avaliação Sociométrica e Protocolo de Observação. O tratamento de dados será realizado por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais. (AU)

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