Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da vida útil à fadiga em pontes

Processo: 10/11666-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Leila Cristina Meneghetti Valverdes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aço   Vida útil   Monitoramento   Fadiga   Concreto   Pontes   Estruturas de concreto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aço | Concreto | fadiga | monitoração | Pontes | Structural Health Monitoring | Vida útil | Estruturas de Concreto

Resumo

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado tem como objetivo principal a avaliação da vida útil à fadiga em pontes rodoviárias e ferroviárias de concreto ou aço existentes na malha viária brasileira, considerando o histórico de carregamento destas estruturas desde a sua entrada em serviço até os dias atuais. A verificação do estado de tensões em serviço será feita através de métodos de resistência já estabelecidos, determinando-se se os efeitos dos carregamentos dinâmicos predominam em relação à contribuição das cargas estáticas na fadiga. Além disso, pretende-se verificar se os dados obtidos com a monitoração da estrutura (abertura de fissura, deflexões e deformações) são suficientes para avaliar a segurança à fadiga.Este projeto de pesquisa está inserido no Grupo de Modelagem de Estruturas de Concreto - GMEC (http://www.lmc.ep.usp.br/people/tbitten/gmec/home.htm), coordenado pelo professor Túlio Nogueira Bittencourt, que será supervisor desse trabalho. O GMEC tem realizado, desde 1998, vários trabalhos de pesquisa nas áreas de monitoração, análise experimental e modelagem computacional de estruturas, conferindo ao grupo um grau de destaque nestas áreas, como se pode verificar nas diversas publicações no meio acadêmico.Cabe ressaltar que a candidata possui experiência no estudo da fadiga em elementos estruturais de concreto armado, adquirida durante a pesquisa desenvolvida para a sua tese de doutoramento. Ao final deste documento, apresenta-se o resumo de um artigo sobre o tema fadiga que será publicado no periódico Magazine of Concrete Research. Destaca-se também a experiência da candidata com a pesquisa experimental, especialmente, neste caso, com a execução de testes de fadiga em elementos estruturais e monitoramento de estruturas (vide artigo publicado no periódico Journal of Composites for Construction).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)