Busca avançada
Ano de início
Entree

Publicações gratuitas na cidade de Campinas: o quesito "interesse" entre os valores-de-notícia

Processo: 10/15007-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Zanotti
Beneficiário:Thaís Renata Inocêncio da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Jornalismo. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produção editorial   Sociedade da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:financiamento do jornalismo | jornalismo gratuito | modelos de negócio | sociedade da informação | valores-de-notícia | Produção Editorial

Resumo

A circulação de jornais gratuitos não é novidade na mídia impressa, mas vem ganhando dimensão de empreendimento de grande porte (ANDERSON, 2009) nos últimos anos, após o advento de tecnologias que baratearam o custo da impressão e que colocaram em xeque o modelo tradicional de sustentação financeira do sistema de mídia impressa (MEYER, 2007). Uma observação assistemática destas publicações, no entanto, indica que temas de interesse público, notadamente os que suscitam "asperezas" (BOURDIEU, 1997) entre camadas socais, cedem espaço a coberturas amenas, voltadas aos interesses de seus únicos financiadores - os anunciantes. Diante desta realidade, o objetivo deste trabalho consiste em, a partir de uma observação sistemática de conteúdos, contrapor o quesito "interesse" nos valores-de-notícia (WOLF, 2003) da imprensa tradicional, em que os custos de produção são repartidos entre leitores e anunciantes, aos obtidos na leitura das publicações de circulação gratuita do Município e Campinas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)