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O poeta e o cidadão na lírica de Vinicius de Moraes

Processo: 10/16375-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Joaquim Alves de Aguiar
Beneficiário:Paulo Victor Pivaro Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modernismo   Poesia do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:geração de 30 | Lírica | Modernismo | Poesia brasileira | Vinicius de Moraes | Poesia Brasileira

Resumo

A obra de Vinicius de Moraes é atravessada por uma tensão vibrante entre o eu e o outro. De um primeiro momento contemplativo, em que o sujeito poético abstém-se da relação imediata com o mundo - natureza e homens - que o cerca, passando por uma negação também da fé, que desemboca na beira do niilismo completo e na idealização da morte, chega-se à aceitação da condição humana, de igualdade com seus semelhantes, e à participação social. Contudo, a tensão, por mais que negada e combatida, nunca chega a ser totalmente superada. O movimento de aproximação com o mundo torna-se, dessa maneira, um artifício do eu em sua trágica empreitada em direção ao outro, que permanecerá como busca e projeto. Essa aproximação será convertida em atitude poética explícita, em que a lírica do poeta, assimilando paulatinamente elementos externos à forma, vai-se direcionar cada vez mais para uma posição de utilidade pública, abrindo-se ao leitor e aos valores coletivos.O trabalho central será a análise de dois poemas de Vinicius, a "Balada feroz" (Novos poemas, 1938) e a "Mensagem à poesia" (Antologia poética, 1954), entendidos como representantes das duas concepções que polarizam sua produção. Como suporte a essas análises, outros poemas em que uma postura poética é diretamente estabelecida serão considerados, como "O Incriado", "O poeta", "O falso mendigo", "Poética (I)" e "Poética (II)". Para exemplificar posições aí declaradas, lançar-se-á mão também dos poemas em geral contidos na Antologia Poética organizada pelo autor.

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