Busca avançada
Ano de início
Entree

Evidências de validade e especificidade do Hit & Turn Tennis Test

Processo: 10/15092-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi
Beneficiário:Rodrigo Poles Urso
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Frequência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aptidão aeróbia | Frequência Cardíaca | Lactato sanguíneo | percepção subjetiva do esforço | teste de campo | Diagnóstico da aptidão aeróbia

Resumo

Um teste de campo que tem sido amplamente utilizado para a avaliação da aptidão aeróbia de atletas é o 20-m Shuttle Run Test. Porém, é provável que esse teste não seja o mais apropriado para avaliar as demandas específicas do tênis, pois a característica do teste não reflete o envolvimento muscular específico da modalidade e o padrão de movimento particular do esporte. Nesse sentido, o Hit & Turn Tennis Test tem sido sugerido para estimar o consumo máximo de oxigênio de jogadores de tênis, envolvendo simulações de golpes específicos, deslocamentos curtos e técnica de movimentação dos pés semelhante ao observado nas partidas de tênis. Embora a proposta desse teste seja muito atraente, poucas evidências de validade foram providenciadas até o presente momento. Dessa forma, os objetivos desse estudo são de obter evidências de validade e especificidade do Hit & Turn Tennis Test. A nossa hipótese é que o Hit & Turn Tennis Test seja capaz de discriminar o desempenho entre jogadores de tênis de diferentes níveis de treinamento. Além disso, espera-se que os atletas tenham um desempenho superior no Hit & Turn Tennis Test quando comparado ao 20-m Shuttle Run Test em virtude da especificidade do primeiro teste quando comparado ao segundo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URSO, R. P.; OKUNO, N. M.; GOMES, R., V; LIMA-SILVA, A. E.; BERTUZZI, R.. Validity and reliability evidences of the Hit & Turn Tennis Test. SCIENCE & SPORTS, v. 29, n. 4, p. 7-pg., . (10/15092-0)