Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de enxerto ósseo esponjoso liofilizado de cão associado a plasma rico em plaquetas ou medula óssea em falhas ósseas induzidas em coelhos - estudo experimental.

Processo: 10/14072-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:João Guilherme Padilha Filho
Beneficiário:Gláucia de Oliveira Morato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante ósseo   Enxerto ósseo   Coelhos   Ortopedia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coelho | Enxerto ósseo | ossos esponjoso | Ortopedia

Resumo

Bancos de ossos para enxertia proporcionam comodidade e praticidade ao cirurgião no que diz respeito ao tratamento de grandes perdas ósseas e fraturas cominutivas. O uso do enxerto ósseo cortical alógeno conservado nos mais diversos meios, já é bem difundido, sobretudo em condições que necessitem suporte mecânico, sendo um enxerto de baixa osteocondutividade. Já a enxertia com tecido ósseo esponjoso é utilizada rotineiramente de maneira autógena, aumentando tempo cirúrgico para colheita de material, dor pós- operatória, além de quantidade insuficiente de material na maioria das vezes. Trata-se de um tecido altamente osteocondutor e de fácil moldagem para adaptação ao leito receptor. Entretanto, há necessidade de estudos que elucidem a eficácia do osso esponjoso após conservação em diferentes meios, na reparação óssea, possibilitando assim a formação de bancos de ossos esponjosos. O plasma rico em plaquetas é fonte de baixo custo e de fácil aquisição de fatores de crescimento, incluindo aqueles envolvidos do crescimento ósseo. A medula óssea possui celularidade multipotente com capacidade de se renovar e diferenciar em várias linhagens de tecidos, dentre eles o ósseo O objetivo do presente estudo é descrever a reparação óssea ao se utilizar osso esponjoso alógeno conservado em glicerina a 98% como enxerto em falhas ósseas induzidas em coelhos, e determinar se a associação de plasma rico em plaquetas ou medula óssea autógena ao tratamento com enxerto ósseo esponjoso alógeno é benéfica ao processo de consolidação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORATO, Gláucia de Oliveira. Osso esponjoso liofilizado de cão utilizado como enxerto puro e associado a plasma rico em plaquetas ou medula óssea em falhas ósseas induzidas em coelhos: estudo experimental. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.