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Qualidade nos serviços de audiologia clínica e infantil no setor de fonoaudiologia da UNIFESP

Processo: 10/20753-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Marisa Frasson de Azevedo
Beneficiário:Marcela Alcântara Machado de Vasconcelos
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audiologia | Fonoaudiologia | Qualidade | Serviço | Unifesp | Audiologia

Resumo

Introdução: O novo conceito de gestão em saúde faz com que administradores valorizem análises de qualidade e quantidade dos serviços, pois, procuram excelência em atendimentos. Tendo em vista a necessidade de melhorias constantes nos serviços de saúde, um retorno sobre a qualidade dos mesmos, é fundamental. Além disso, uma análise mais minuciosa de variáveis como, ambiente e tempo de atendimento, quantidade de exames realizados e resultados, condições de nível acadêmico ou mental do paciente e o julgamento, por parte do próprio usuário, sobre a qualidade do serviço são informações muito enriquecedoras, para contribuir com a melhoria do atendimento. Essas informações estabelecem indicadores, que são essenciais na avaliação programas de saúde, e na determinação de metas a serem atingidas para o conforto dos usuários. Desta forma, esse trabalho pretende informar melhor os profissionais que prestam esses atendimentos sobre pontos positivos e negativos dos serviços, apontando as situações-problemas identificadas e correlacionando-as com demais dados obtidos pelo usuário Objetivos: Este trabalho pretende analisar e descrever a qualidade e outras vertentes do atendimento, por meio de um questionário específico, respondido pelos usuários do Ambulatório de Audiologia Clínica e Infantil do setor de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-SP). Métodos: Foram selecionados quatro períodos de atendimento no serviço para aplicação de questionários específicos sobre qualidade do atendimento e outras informações complementares. Esses questionários serão respondidos por 300 usuários, ou acompanhantes dos mesmos e as informações coletadas serão descritas, analisadas e comparadas com a literatura, em busca de novas contribuições para a gestão em saúde. (AU)

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