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A Implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) em Pompeia (SP): o processo formativo dos professores para o ensino da Matemática em questão

Processo: 10/14071-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Raquel Miotto Morelatti
Beneficiário:Juliane Do Nascimento Mosquini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação continuada   Ensino de matemática

Resumo

Resumo A presente investigação insere-se na linha de pesquisa "Processos Formativos em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, câmpus de Presidente Prudente e tem por objetivo investigar a implementação do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) no município de Pompeia (SP), tendo em vista o processo formativo em Matemática desenvolvido pela pesquisadora/formadora com os professores participantes do projeto. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é do tipo pesquisa-ação e compreendeu até o momento as seguintes etapas: análise do material do PIC de 4º e 5º anos em relação às atividades de Matemática; levantamento das necessidades de aprendizagens dos alunos do PIC; análise da formação recebida pela pesquisadora/formadora durante os encontros de formação dos Professores Coordenadores; acompanhamento e análise do processo formativo em Matemática desenvolvido pela pesquisadora/formadora com os professores do PIC. A análise dos dados da pesquisa revelou que o material do PIC fundamenta-se na perspectiva metodológica da resolução de problemas. Essa perspectiva está presente nos materiais do projeto e fundamenta todo trabalho a ser realizado em Matemática. Em relação aos conteúdos, foi possível identificar que o foco do material se encontra no trabalho com os blocos de conteúdo Números e Operações e que o tema Espaço e Forma é pouco abordado, evidenciando a existência de lacunas no que se refere ao trabalho com geometria. Quanto à formação recebida pela pesquisadora/formadora nota-se que esta parte do modelo de formação escolar e faz uso da estratégia de repasse via efeito multiplicador. Já o processo formativo desenvolvido pela pesquisadora/formadora com os professores do PIC no município de Pompeia foi diferente do vivenciado por ela nos encontros de formação dos professores coordenadores. No decorrer da pesquisa, buscou-se desenvolver uma formação que correspondesse às necessidades dos professores do PIC de Pompeia, de modo a propiciar melhorias para a prática de ensino em Matemática. A formação proposta levou em consideração a importância dos professores conhecerem como os alunos aprendem determinados conteúdos, que conhecimentos elaboram no processo de construção de conceitos matemáticos e como ele pode criar situações didáticas adequadas que favoreçam aprendizagens significativas pelos alunos, visando apontar contribuições da formação para a prática de ensino em Matemática dos professores do PIC.Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Matemática. Projeto Intensivo de Ciclo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOSQUINI, Juliane Do Nascimento. A implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) em Pompeia (SP) : (re)construindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática. 2012. 180 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

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