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História da geometria nos livros didáticos: perspectivas do PNLD

Processo: 10/14497-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Denise Silva Vilela
Beneficiário:Guilherme Henrique Pimentel
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da matemática   Educação matemática   Geometria   Livro didático   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Geometria | História da Educação Matemática | História da matemática | Livros didáticos | Educação Matemática

Resumo

É proposto nessa pesquisa analisar livros didáticos na busca de responder: o que a presença e a maneira como é abordada a história da matemática nos conteúdos de geometria dos livros didáticos refletem do atual momento da educação? Para isto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como as diferentes formas de abordagem da história da matemática, particularmente em conteúdos de geometria, nos livros didáticos fazem relação com a história e cultura da época em que é usado. Entende-se, nessa pesquisa, que os livros didáticos podem refletir mudanças ocorridas na história da educação brasileira que nos auxiliem a entender aspectos da atual política educacional que subjaz o PNLD. Nessa pesquisa o Livro Didático é entendido como uma "forma simbólica", conforme conceituação de Thompson (1995), por sua possibilidade de indicar representações da época ao qual pertence. A pesquisa se desenvolverá em dois caminhos metodológicos. Primeiramente, uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros, dissertações e teses que estudaram, com ênfase na história da matemática, os livros didáticos ao longo da história da educação matemática. Posteriormente será desenvolvida a pesquisa documental com os livros didáticos de nonos anos do Ensino Fundamental. Assim, para discutir essa problemática, será proposta uma pesquisa que caminhará por dois ramos da história cultural - a História da Educação Matemática no Brasil e a História da Matemática. Os dois caminhos da história se orientam pela teoria de "história cultural" de Peter Burke (2002) e pelos estudos de Roger Chartier (1990). No centro desta referência está a idéia de cultura escolar por Julia (2001). Os livros didáticos têm aparecido com frequência nas pesquisas em Educação, pelo seu caráter pedagógico central na cultura escolar e, mais recentemente, pelos altos investimentos realizados pelo Governo Federal com as políticas públicas neste setor. (AU)

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