Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a favela e uma escola de elite: um estudo sobre trajetórias de jovens participantes do projeto "Escola da Comunidade"

Processo: 10/13752-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Kimi Aparecida Tomizaki
Beneficiário:Amanda Prado de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Família   Socialização   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | familia | Relações intergeracionais | socialização | Sociologia da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar as relações - alianças, disputas e conflitos - entre duas instâncias fundamentais do processo de socialização: a escola e a família. Tais relações serão abordadas nessa pesquisa por meio de uma investigação sobre o projeto Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro, que há 40 anos concede bolsas de estudo, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, às crianças e jovens moradores da favela de Paraisópolis, propiciando, assim, um encontro improvável: de um lado, famílias de baixa renda, cujos pais têm pouca ou nenhuma escolarização e, de outro, uma tradicional escola paulistana, reconhecida como uma "escola de elite". Mais especificamente, interessa-nos, nesse projeto de pesquisa, analisar as trajetórias de jovens alunos ou ex-alunos bolsistas tendo em vista apreender quais são os efeitos sobre esses jovens da circulação cotidiana entre universos tão díspares, quanto o colégio Porto Seguro e a favela. E, mais do que isso, pretendemos analisar como família e a escola se relacionam em uma situação tão pouco comum. Quais seriam as características do "confronto" e das alianças entre esses dois espaços de socialização na constituição das trajetórias de vida desses jovens? Bem como, na constituição dos seus projetos de futuro, sobretudo, no que tange à sua inserção sócio-ocupacional. Para tanto analisaremos o Projeto Político Pedagógico do projeto em questão e realizaremos entrevistas com jovens alunos ou ex-alunos do colégio, seus pais e profissionais da escola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Amanda Prado de. Entre a periferia e uma escola de elite: um estudo sobre trajetórias de jovens bolsistas de camadas populares. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.