Busca avançada
Ano de início
Entree

Sociologia no Ensino Médio, Formação de Professores e Reprodução Social.

Processo: 10/17363-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Renata Medeiros Paoliello
Beneficiário:Lívia Bocalon Pires de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Licenciatura   Sociologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Licenciatura | reprodução social | Sociologia | Antropologia da Educação

Resumo

O presente projeto tem como objeto de estudo a formação de professores de Sociologia pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - nos cursos de Ciências Sociais oferecidos pela mesma nos campi de Araraquara e Marília, propondo-se esta análise a se estender futuramente às demais Universidades do estado, para identificar em que medida a licenciatura nesses cursos contribui para que os discentes formados através dela não reproduzam, em sua prática enquanto professores, a valorização social de uma educação utilitarista e de cunho dominante. Para tal, intenta analisar, a partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de suas noções de reprodução, poder simbólico, capital cultural, e habitus, o processo de reestruturação dos referidos cursos, finalizado em 2007, bem como o impacto cotidiano da atual grade curricular na formação dos discentes, realizando-se através do: 1) exame do currículo lattes dos docentes responsáveis pelas disciplinas pedagógicas, e de documentos oficiais dos Conselhos de Curso sobre este processo (atas, projetos de reestruturação, ementas da grade anterior e da nova grade), 2) de entrevistas semiestruturadas com seus membros na época da reestruturação curricular, com os referidos professores, com os discentes que cursam a licenciatura, com os representantes dos Centros Acadêmicos, e 3) da observação empírica das disciplinas pedagógicas ministradas nos dois campi, dos estágios obrigatórios realizados pelos discentes no Ensino Médio, e das aulas de sociologia de professores formados pela UNESP, a fim de identificar, a partir das informações obtidas, se se encontra em formação nesses dois âmbitos um novo habitus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)