Busca avançada
Ano de início
Entree

"Detecção do anticorpo anti-PGL-1 na saliva de pacientes com hanseníase como parâmetro de exposição ao Mycobacterium leprae e atividade da doença"

Processo: 10/20503-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ana Carolina Fragoso Motta
Beneficiário:Leandro Issao Takeuchi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Estomatologia   Saliva   Hanseníase

Resumo

Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, de transmissão interpessoal que afeta primariamente os nervos periféricos e a pele. A prevalência da hanseníase no mundo tem reduzido desde a introdução da poliquimioterapia, entretanto, a doença ainda é um problema de saúde pública. Em virtude da importância das vias aéreas superiores na transmissão da doença, torna-se relevante a avaliação da composição salivar de pacientes com hanseníase, independente do tratamento especifico. Este estudo propõe-se avaliar se há associação entre a presença e eliminação da hanseníase e níveis de anticorpo anti-PGL-1 detectados na saliva dos pacientes, por meio de método imunoenzimático (ELISA). Pacientes atendidos no Ambulatório de Hansenologia da Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (HC-FMRP/USP), todos moradores da região de Ribeirão Preto/SP, participarão deste estudo. Serão selecionados pacientes antes, durante e após terem recebido tratamento específico para, independente da forma clínica da doença (V, DV, DD, DT, T e I) classificados segundo critérios clínicos, histopatológicos, bacteriológico e reação de Mitsuda. Além disso, serão selecionados indivíduos sadios e comunicantes operacionais da hanseníase. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do HCFMRP-USP e a participação dos pacientes será mediante consentimento por escrito.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, G. A.; QUALIO, N. P.; DE MACEDO, L. D.; INNOCENTINI, L. M. A. R.; RIBEIRO-SILVA, A.; FOSS, N. T.; FRADE, M. A. C.; MOTTA, A. C. F. The oral cavity in leprosy: what clinicians need to know. ORAL DISEASES, v. 23, n. 6, p. 749-756, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.