Busca avançada
Ano de início
Entree

Impactos Ambientais Cumulativos da atividade sucroenergética

Processo: 10/14657-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Tadeu Fabricio Malheiros
Beneficiário:Ana Paula Alves Dibo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Setor sucroenergético   Avaliação de impacto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de impactos | etanol de cana-de-açucar | impactos ambientais | impactos cumulativos | Setor Sucroenergético | Avaliação de Impacto

Resumo

As preocupações com o uso intensivo de energias não renováveis e seus impactos ambientais estão no foco das discussões sobre ambiente e desenvolvimento nas últimas décadas. A utilização do etanol, como biocombustível, tem sido baseada na monocultura com intensivo uso de herbicidas e pesticidas, entre outros. Nesse contexto, a avaliação de impacto ambiental, torna-se um importante instrumento de gestão, principalmente para tecnologias agrícolas, de forma que os impactos - positivos e negativos - possam ser considerados, visando o desenvolvimento sustentável. A avaliação de impactos cumulativos surge como uma importante avaliação, dentro do contexto da AIA, pois são o resultado de impactos de projetos existentes e condições dos projetos propostos, com os de outros desenvolvimentos que poderão impactar diretamente a área do projeto. A inserção dos impactos cumulativos não deve somente ter uma abordagem para projetos, mas também no nível estratégico, em Políticas, Planos e programas. Diante disso, esse projeto tem como objetivo geral, estudar as possibilidades de inserir ferramentas de impactos cumulativos na Avaliação de Impactos no contexto do setor sucroenergético no Estado de São Paulo. E como objetivos específicos, revisar os conceitos de AI e impactos cumulativos, como também descrever as metodologias e procedimentos utilizados no processo de identificação desses impactos; identificar os impactos ambientais no contexto do setor sucroenergético; identificar os impactos cumulativos no contexto do setor; discutir as potencialidades e limitações da inserção dos impactos cumulativos no EIA, AAE e AS no contexto do setor sucroenergético no Estado de São Paulo. O projeto de pesquisa faz parte do projeto "O doce e amargo da cana-de-açúcar. Uma avaliação integrada de sustentabilidade para o contexto brasileiro de etanol", sob a coordenação do Prof. Tadeu Fabrício Malheiros, da EESC/USP. O projeto é financiado pelo Programa FAPESP (BIOEN) (Processo nº 2008/58033-3).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIBO, Ana Paula Alves. A inserção de impactos ambientais cumulativos em Estudos de Impacto Ambiental: o caso do setor sucroenergético paulista. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.