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A França em cena no Brasil Fin de Siècle: uma análise da presença de Sarah Bernhardt nas crônicas de Arthur Azevedo

Processo: 10/20012-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Maria Lídia Lichtscheidl Maretti
Beneficiário:Bruno Miranda Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crônica literária   Crítica teatral   Cronistas   França (país)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arthur Azevedo | Crítica Teatral | Crônica | Influência francesa | Sarah Bernhardt | Relações Brasil-França

Resumo

Arthur Azevedo (1855-1908) foi um importante dramaturgo, contista e, sobretudo, redigia crônicas, gênero literário por meio do qual exercia o papel de crítico teatral em fins do século XIX e início do XX, época de transformação cultural e social da primeira República. Em suas crônicas defendia a constituição e o reconhecimento da classe teatral brasileira, tendo como modelo, na maioria das vezes, a arte dramática, as obras literárias e os intérpretes franceses. O presente estudo consiste em fazer um levantamento das crônicas de Arthur Azevedo, publicadas na coluna semanal "O Theatro" do jornal carioca A Notícia, entre setembro de 1894 e outubro de 1908, e, a partir de sua análise, verificar de que forma ocorreram a presença e a influência da cultura francesa na vida teatral e na literatura dramática do Brasil da época e qual a importância dada a esse assunto pelo cronista Arthur Azevedo, tomando como foco a vinda da atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923) aos palcos brasileiros. Como se sabe, ela foi um grande ícone da arte dramática mundial. Reconhecida e consagrada internacionalmente, com seu gênio explosivo e talento excepcional, Bernhardt aparece constantemente nas crônicas de Azevedo como exemplo da intérprete perfeita, com um nível superior de atuação e experiência nos palcos, servindo como parâmetro para as demais atrizes. O trabalho leva em consideração primeiramente obras biográficas e críticas sobre o cronista e a atriz, bem como textos que tratam do período histórico. (AU)

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