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Programa educativo para pacientes após cirurgia de revascularização do miocárdio: avaliação do impacto no estado de saúde percebido e na adesão ao tratamento

Processo: 10/19761-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Lidia Aparecida Rossi
Beneficiário:Rejane Kiyomi Furuya
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10006-8 - O processo de reabilitação e suas interfaces com a qualidade de vida e cultura dos indivíduos fase II, AP.TEM
Assunto(s):Cardiologia   Revascularização miocárdica   Educação em saúde   Teoria social cognitiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cirurgia cardíaca | educação da população | educação em saúde como assunto | Revascularização miocárdica | seguimento por telefone | Enfermagem em Cardiologia

Resumo

Modificações dos fatores de risco para doenças cardiovasculares como controle do tabagismo, alimentação saudável e atividades físicas são significativas na redução da mortalidade por doenças do aparelho circulatório e melhora do estado de saúde percebido em pacientes com doenças cardíacas. A proposta desse estudo é a realização de educação em saúde, visando à mudança de comportamento. O programa educativo será construído com base no referencial teórico da Teoria Social Cognitiva com enfoque no constructo da auto-eficácia proposto por Bandura (1977), considerado pelo autor o pré-requisito mais importante para mudança de comportamento. Também será utilizado o conceito de autogerenciamento do cuidado. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURUYA, REJANE K.; ARANTES, ELIANA C.; DESSOTTE, CARINA A. M.; CIOL, MARCIA A.; HOFFMAN, JEANNE M.; SCHMIDT, ANDRE; DANTAS, ROSANA A. S.; ROSSI, LIDIA A.. A randomized controlled trial of an educational programme to improve self-care in Brazilian patients following percutaneous coronary intervention. JOURNAL OF ADVANCED NURSING, v. 71, n. 4, p. 895-908, . (10/10006-8, 10/19761-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURUYA, Rejane Kiyomi. Programa educativo com seguimento por telefone para pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea: ensaio clínico controlado e aleatorizado. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.