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A formação continuada em serviço para os professores do ensino fundamental: a busca de critérios para o desenvolvimento de estratégias participativas

Processo: 10/12308-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Edson Do Carmo Inforsato
Beneficiário:Flávia Graziela Moreira Passalacqua
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Formação continuada do professor   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental I | Estratégias participativas | Formação continuada em serviço | Necessidades formativas dos professores | Relações Universidade-Escola | Formação de Professores e Praticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem como tema a formação continuada em serviço e o objetivo de buscar estratégias que possibilitem atender às necessidades identificadas nos professores que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental no que diz respeito ao manejo dos fatores que interferem decisivamente nas aprendizagens dos alunos. Com as exigências da contemporaneidade, vê-se a necessidade de conduzir pesquisas que focalizem o professor dentro do seu próprio local de trabalho e, sendo assim, é proposto um estudo que vise à formação continuada em serviço tendo como guia metodológico a pesquisa-ação. O referencial teórico utilizado tem por base os trabalhos mais recentes que abordam os conceitos de formação em serviço, de profissionalidade docente, de necessidades formativas dos professores e, também, toma por base os estudos sobre a pesquisa-ação pela vertente das tendências que, atualmente, imperam nessa linha. O conjunto de dados será obtido por meio de técnicas e instrumentos apropriados à metodologia escolhida, isto é, observações diretas, registros orais de reuniões conjuntas, levantamentos exaustivos de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. As análises dos dados também estarão em consonância com a metodologia, fazendo-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas tiradas das observações feitas. Com isso, pretende-se chegar aos critérios que sejam os mais adequados para o desenvolvimento de estratégias de formação continuada que tenha a participação do interessado como princípio. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira. Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.