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Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço

Texto completo
Autor(es):
Flávia Graziela Moreira Passalacqua
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Edson do Carmo Inforsato
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores de influência na composição das necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a relevância dessas necessidades na formação continuada em serviço. Além disso, pretende verificar as contribuições da parceria entre Universidade e Escola para a formação continuada de professores e aprofundar o conceito de necessidades formativas na tentativa de estabelecer relações mais estreitas entre necessidades pessoais e coletivas. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com características da etnografia. O referencial teórico é composto por trabalhos recentes que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações diretas e entrevistas realizadas com dez sujeitos/professores que lecionam no Ensino Fundamental I (Ciclos I e II) e, também, pelo levantamento de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. Para o tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas. Os resultados alcançados indicam que as necessidades pessoais dos professores estão associadas à escolha e exercício da profissão, às resistências ao pesquisador e aos processos de mudanças, aos valores morais, à motivação e aos receios e desejos. Já as necessidades coletivas vislumbram as condições de trabalho, o espaço escolar e suas relações cotidianas, além das questões que envolvem a prática pedagógica, seus limites e o planejamento escolar, e também, a formação continuada através do seu desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias. Com tais apontamentos, pode-se chegar ao desenvolvimento de estratégias de... (AU)

Processo FAPESP: 10/12308-1 - A formação continuada em serviço para os professores do ensino fundamental: a busca de critérios para o desenvolvimento de estratégias participativas
Beneficiário:Flávia Graziela Moreira Passalacqua
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado