Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial profilático de estratégias vacinais no diabetes experimental

Processo: 10/02206-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alexandrina Sartori
Beneficiário:Larissa Camargo da Rosa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 1   Vacinas   Vacina BCG   Insulina   Proteínas de choque térmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bcg | Diabetes Experimental | Insulina | rhsp65 | Imunorregulação

Resumo

O diabetes tipo I é uma doença causada pela destruição autoimune das células² do pâncreas que resulta em deficiência na produção de insulina. O objetivo deste projeto é, inicialmente, avaliar o potencial profilático de seis estratégias vacinais. As três primeiras são não específicas e baseadas em estratégias do tipo prime-boost. Neste caso serão testadas as seguintes combinações: BCG/DNAhsp65, BCG/hsp65 e DNAhsp65/BCG. As outras três são específicas e baseadas na imunização com insulina em condições tolerogênicas que incluem associação com Adjuvante Incompleto de Freund, com alúmen ou dexametasona. Nos dois protocolos iniciais camundongos C57BL/6 machos serão imunizados e posteriormente inoculados com múltiplas doses de streptozotocina para desencadeamento do diabetes tipo I. Para avaliação inicial do efeito protetor serão determinados os seguintes parâmetros: análise histopatológica do pâncreas, glicemia, peso, nível de anticorpos anti-insulina e perfil de citocinas produzidas por células esplênicas. O protocolo que determinar efeito protetor mais significativo será escolhido para investigação do mecanismo imunológico envolvido na proteção. Neste caso serão feitas as avaliações anteriores e também uma análise mais detalhada dos tipos celulares infiltrados no pâncreas por imunoistoquímica (CD4+, CD8+, presença do marcador CTLA-4 e Foxp3). Esta última etapa será realizada concomitantemente em camundongos C57BL/6 e NOD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Larissa Camargo da. Potencial profilático de estratégias vacinais no diabetes experimental. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.