Busca avançada
Ano de início
Entree

Televisão e corpo. A coreografia digital, a ideologia dos hábitos e a performance artística como exceção dentro e fora da tevê

Processo: 10/14531-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Helena Tania Katz
Beneficiário:Bruno Farias de Mello Freire
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria corpomídia   Coreografia   Ideologia   Televisão   Eficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | coreografia social | Corpomídia | ideologia | televisão | Comunicação, Semiótica e Arte

Resumo

Este projeto de mestrado surge de um interesse por uma reflexão crítica acerca de uma 'esquizofrenia' promovida pela era da inclusão digital, seguida por mais de 4 décadas de um crescente uso da televisão como mais um eletrodoméstico indispensável na vida das maiorias.Investigando o papel da televisão no mundo "digital", busca-se localizar a sua atuação nas mudanças contemporâneas das narrativas populares, históricas e sociais a partir da "coreografia" que está sendo produzida pelos corpos na relação com a tevê. O corpo é central para a pesquisa e a televisão é entendida, aqui, como uma extensão/amplificação corporal, ou seja, como objetos de estudos codependentes. Investiga-se a "coreografia social", conceito do pesquisador Andrew Hewitt (2005), que "é uma tentativa de se pensar a estética como algo que opera na base da experiência social" (HEWITT, 2005, p. 14, tradução nossa), a fim de observar hábitos coreográficos que a sociedade desenha ao assistir televisão. Uma "dança dos hábitos" ministrada pelos corpos na sociedade. O corpo está sendo coreografado diariamente por diversas mídias digitais e, justamente, nesta relação, que se forma o imaginário (de artista) e a experiência (com a arte) do cidadão brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)