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Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de hetero-relato e observação do comportamento em situação de interação

Processo: 10/12905-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Rafaela Guilherme Monte Cassiano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Temperamento   Psicologia da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interação | Observação | Temperamento | Tratamento e Prevenção Psicológica

Resumo

A abordagem Psicobiológica de Rothbart demonstra a importância do temperamento infantil na formação da personalidade, no desenvolvimento e no interjogo entre fatores de risco e mecanismos de proteção. Novas questões surgiram sobre os instrumentos de avaliação dessa abordagem com relação à necessidade de uma visão mais abrangente do comportamento da criança e a importância de estudos que focalizem a avaliação em amostras vulneráveis, como proposto no presente estudo ao destacar a condição de risco da prematuridade. A fim de minimizar as limitações associadas a um único método de avaliação podem ser utilizadas abordagens metodológicas combinadas. Objetivo: Elaborar e testar a aplicabilidade de um procedimento combinado de avaliação do temperamento de crianças, em amostras de crianças com desenvolvimento típico e em condição de risco para a prematuridade. Método: A amostra inclui 5 crianças nascidas a termo e 5 crianças nascidas pré-termo, com idade entre 18 a 36 meses, e suas respectivas mães. A coleta de dados será realizada em seu domicílio onde serão aplicados para avaliação do Temperamento, um questionário semiestruturado, o The Early Childhood Behavior Questionnaire (ECBQ) e uma Observação sistemática em situação lúdica-livre da interação mãe-criança. Serão coletadas informações sobre a condição de saúde da mãe e da criança e condições socioeconômicas. Será realizada uma análise quantitativa de correlação entre os escores do temperamento do ECBQ e as categorias da observação e do questionário semiestruturado. Além disso, será processada uma análise qualitativa dos dados. As análises das duas amostras serão processadas separadamente para fins de validação do procedimento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSIANO, Rafaela Guilherme Monte. Avaliação do temperamento em crianças: metodologia combinada de heterorrelato e observação do comportamento em situação de interação. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.