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A transmissão intergeracional da desigualdade: a educação das crianças em famílias de alta renda

Processo: 10/04733-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Karen Teresa Marcolino Polaz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desigualdade social   Classe alta   Socialização   Hipismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação e desigualdade social | Escolas e Famílias | Famílias de alta renda | processos de socialização | Sociologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar a relação entre educação e desigualdade social no Brasil contemporâneo. Para tanto, serão focalizadas famílias de alta renda com filhos entre 9 e 12 anos, residentes no município de Campinas, visando compreender de que maneira experiências educacionais podem estar relacionadas à construção das fronteiras simbólicas e materiais que definem as relações entre diferentes grupos sociais. A pesquisa se apóia sobre um trabalho de campo a ser desenvolvido junto ao "Departamento de Hipismo" do clube mais seletivo da cidade, focalizando as crianças e as famílias envolvidas tanto no curso de equitação quanto nas atividades competitivas de hipismo. O trabalho de campo supõe a realização de observações tanto das aulas, quanto das provas realizadas no clube e fora dele e entrevistas aprofundadas e semi-estruturadas com pais e filhos, nas quais solicita-se um retorno reflexivo sobre suas experiências educativas e procura-se compreender os critérios empregados, por eles, para definir a si mesmos e para se distinguir dos outros. Os resultados permitirão examinar como as experiências educativas, incluindo a passagem por esse "esporte de elite", podem contribuir para flexionar as trajetórias individuais dos sujeitos e a constituição de uma maneira de perceber a si e aos outros que pode estar diretamente ou não relacionada às formas concretas de agir sobre o espaço social à sua volta. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLAZ, Karen Teresa Marcolino. Fronteiras sociais e a educação das crianças em famílias de alta renda. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.