Busca avançada
Ano de início
Entree


Fronteiras sociais e a educação das crianças em famílias de alta renda

Texto completo
Autor(es):
Karen Tereza Marcolino Polaz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Fonseca de Almeida; Maria Alice Nogueira; Luiz Fernando Rojo Mattos; Letícia Bicalho Canedo; Agueda Bernardete Bittencourt
Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
Resumo

Esta pesquisa investiga os processos de construção de fronteiras sociais pelas famílias de alta renda em relação a outros grupos e como essas fronteiras se mantêm ao longo do tempo. Para tanto, analisou-se as práticas de educação de famílias associadas ao clube mais seletivo, em termos econômicos, de uma grande cidade do interior de São Paulo. Foram focalizados, particularmente, os filhos envolvidos no curso de equitação e nas atividades competitivas realizadas pelo departamento de hipismo. O trabalho de campo consistiu na realização de observações tanto das aulas, quanto das provas realizadas no clube e entrevistas aprofundadas e semi-estruturadas com mães, pais e filhos e, também, alguns funcionários. O clube é visto, neste trabalho, como um dos lugares onde os associados parecem estar "entre si" e onde suas crianças podem ser expostas à aprendizagem dos valores, modos de vida, sensibilidades, habilidades, percepções próprias ao grupo social a que são destinadas a pertencer. Os resultados mostram como as experiências educativas, incluindo a passagem por esse "esporte de elite", contribuem para a constituição de uma maneira de perceber a si e aos outros que pode estar diretamente ou não relacionada às formas concretas de agir sobre o espaço social à sua volta. (AU)

Processo FAPESP: 10/04733-4 - A transmissão intergeracional da desigualdade: a educação das crianças em famílias de alta renda
Beneficiário:Karen Teresa Marcolino Polaz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado