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Materialidade da proposta curricular "São Paulo faz escola": implementação da disciplina de história para o ensino médio

Processo: 10/04531-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Iraide Marques de Freitas Barreiro
Beneficiário:Ana Paula Giavara
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo de ensino médio   Políticas públicas   Ensino de história
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | curriculo | Ensino Médio | História | Politicas Públicas | Proposta Curricular | Proposta Curricular

Resumo

A execução de novas propostas curriculares faz parte do cotidiano educacional brasileiro. Entretanto, em alguns casos, a experiência mostrou insucessos nas ações governamentais de empreendimento dos novos projetos educacionais. As dificuldades em se alcançar resultados satisfatórios são observadas, principalmente, no que se refere à implementação. No caso específico da implantação de um currículo para a disciplina de História no ensino médio, observa-se a preponderância dessas adversidades, devido, entre outros aspectos, à subjetividade de seus objetivos. Atualmente, depara-se com uma nova tentativa: o projeto "São Paulo faz escola" que, em síntese, apresenta metodologias de ensino e propostas de conteúdos para todas as disciplinas do ensino fundamental II e ensino médio no Estado de São Paulo. Assim, a problemática do presente estudo alinha-se na perspectiva de compreender e analisar esse processo de implantação e desenvolvimento da Proposta Curricular de História para o ensino médio, tendo em vista a cultura escolar e curricular das mesmas. Este trabalho se materializará por meio de um "estudo de caso etnográfico" (entrevistas, observações e análises documentais) a ser desenvolvido em duas escolas estaduais do município de Assis, interior do Estado, a serem selecionadas de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo - Idesp, que, em 2009, avaliou, os alunos da rede pública paulista nos conhecimentos relativos à disciplina de História. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIAVARA, Ana Paula. Entre o discurso e a prática: a implementação do currículo de história para o ensino médio no programa educacional São Paulo faz escola. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.