Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e desenvolvimento de algoritmos para agrupamento fuzzy de dados em cenários centralizados e distribuídos

Processo: 10/14451-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Maria Carolina Monard
Beneficiário:Lucas Vendramin
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50231-5 - Inteligência computacional em mineração de dados e suas aplicações, AP.JP
Assunto(s):Agrupamento de dados   Mineração de dados   Sistemas distribuídos   Fuzzy (inteligência artificial)

Resumo

Agrupamento de dados é um dos problemas centrais na área de mineração de dados, o qual consiste em particionar os dados em grupos de objetos mais similares entre si do que com relação aos objetos dos demais grupos. Entretanto, as abordagens tradicionais pressupõem que cada objeto pertence exclusivamente a um único grupo. Essa hipótese não é realista na maioria das aplicações práticas, onde grupos de objetos apresentam distribuições estatísticas que possuem algum grau de sobreposição. Nessas circunstâncias, recomenda-se a utilização de algoritmos com capacidade de lidar com essa característica. Algoritmos de agrupamento fuzzy podem lidar naturalmente com esse problema. Entretanto a literatura sobre agrupamento fuzzy de dados é extensa. Muitos algoritmos existem atualmente e são mais (ou menos) apropriados para determinados cenários, por exemplo, na procura por grupos que apresentam diferentes formatos ou ao operar sobre dados descritos por conjuntos de atributos de naturezas diferentes. Adicionalmente, existem cenários em que os dados podem estar distribuídos em diferentes locais (sítios de dados). Nestes cenários o objetivo de um algoritmo de agrupamento de dados consiste em encontrar uma estrutura que represente os dados existentes nos diferentes sítios sem a necessidade de transmissão e armazenamento/processamento centralizado desses dados. O presente projeto pode ser dividido em duas partes. Na primeira pretende-se investigar comparativamente uma ampla variedade de algoritmos de agrupamento fuzzy de dados, bem como suas características, parâmetros e desempenho. Na segunda pretende-se investigar especificamente algoritmos de agrupamento fuzzy para dados distribuídos. Em ambas as partes do projeto, pretende-se propor melhorias em cenários específicos onde os algoritmos podem apresentar desempenho insatisfatório. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENDRAMIN, Lucas. Estudo e desenvolvimento de algoritmos para agrupamento fuzzy de dados em cenários centralizados e distribuídos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.