Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do uso de medicamentos, parâmetros de saúde geral e o uso de álcool em idosos residentes no município de São José dos Campos - SP.

Processo: 10/16121-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Leonardo Marchini
Beneficiário:Simone Bernardes de Paula
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia geriátrica   Fármacos   Saúde do idoso   Álcool   Hipertensão   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:álcool | diabetes | hipertensão | medicamentos | Saúde do Idoso | Odontologia geriátrica

Resumo

A proporção de idosos na população do Brasil em 2008 foi de 11,1 %, perfazendo um total de 21 milhões de pessoas, superando em números absolutos a população idosa de vários países europeus, como França, Inglaterra e Itália. O uso abusivo de álcool em idosos tem sido chamado de "epidemia invisível", uma vez que freqüentemente passa despercebida. Como a população de idosos continua a aumentar, há uma crescente necessidade de reexaminar o problema do alcoolismo junto a essa população. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é avaliar o uso de medicamentos, parâmetros de saúde geral e o uso de álcool em idosos residentes no município de São José dos Campos - SP. Uma amostra de 500 idosos será avaliada quanto ao uso de álcool pela aplicação da versão brasileira do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), o qual avalia o uso recente de álcool, sintomas de dependência e problemas relacionados ao álcool. Os medicamentos em uso (nome dose, freqüência de ingestão, grupo farmacológico e possível interação com álcool) serão anotados em formulários próprios, bem como o resultado da aferição da pressão arterial, freqüência cardíaca e glicemia e dos dados pessoais e sócio-econômicos. Após a coleta das informações nós iremos caracterizar os resultados, com análises descritivas para as variáveis quantitativas (intervalo de 95% de confiança para a média) e distribuição freqüência (percentual) para as variáveis qualitativas, utilizando o Teste de Igualdade de Duas Proporções. Iremos testar a normalidade do escore do AUDIT, utilizando o Teste de Anderson-Darling. Assim, supondo que os dados possuam distribuição normal, faremos uso de técnicas e teste paramétricos, tais como Correlação de Pearson (correlação entre variáveis quantitativas), para medir o grau de relação do AUDIT com as variáveis quantitativas. Nas situações de cruzamento do AUDIT com variáveis qualitativas, faremos a comparação através da ANOVA. Caso não seja possível a utilização de testes paramétricos, faremos uso dos similares não paramétricos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMONE BERNARDES DE PAULA; PATRICIA FERNANDA BRAGA MENDONÇA; MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS; JARBAS FRANCISCO FERNADES DOS SANTOS; LEONARDO MARCHINI. Evaluation of health parameters, use of drugs, and alcohol intake among an elderly population in São José dos Campos, SP, Brazil. Braz. J. Oral Sci., v. 13, n. 1, p. 76-82, . (10/16121-3)