Busca avançada
Ano de início
Entree

Agradabilidade e auto-avaliação da voz do estudante de Pedagogia

Processo: 10/18377-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliana Maria Gradim Fabbron
Beneficiário:Marina Ludovico Mastria
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Professores   Disfonia   Voz   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Julgamento | Promoção da saúde | Voz | Voz

Resumo

Pesquisas comprovam que a voz é um instrumento fundamental na vida profissional do professor, sendo que estes estão mais vulneráveis a adquirirem uma disfonia quando comparados a outros profissionais, entretanto estudos fonoaudiológicos que envolvem a voz dos estudantes que se preparam para seguirem a carreira docente são escassos. O objetivo desta pesquisa é verificar se o aumento da demanda vocal durante a graduação propicia a modificação na quantidade e no tipo de queixas vocais, bem como a auto-avaliação da voz entre os alunos de pedagogia. Além disso, pretende-se verificar tal influência na percepção da agradabilidade da voz pelos ouvintes. Esta pesquisa será realizada com alunos do Curso de Pedagogia que se candidatarem à participação no estudo. Para a realização da pesquisa será aplicado inicialmente um questionário visando o levantamento dos dados de identificação, do uso da voz e das queixas vocais dessa população. Serão aplicados os Protocolos Índice de desvantagem Vocal (IDV) e Protocolo do perfil de participação e atividades vocais (PPAV). Os participantes terão suas vozes julgadas quanto à a agradabilidade vocal por 30 indivíduos, alunos dos anos iniciais do Curso de Fonoaudiologia. Para tanto, os participantes terão suas vozes gravadas em sala acusticamente tratada para posterior julgamento. Os dados analisados favorecerão futuros projetos de promoção da saúde vocal em futuros professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)