Busca avançada
Ano de início
Entree

Orientação à tarefa e ao ego e autocontrole de feedback na aquisição de habilidades motoras

Processo: 10/17401-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 20 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Cassio de Miranda Meira Junior
Beneficiário:Cassio de Miranda Meira Junior
Pesquisador Anfitrião: Jeffrey T Fairbrother
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Tennessee (UT), Estados Unidos  
Assunto(s):Ego   Feedback   Motivação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | Autocontrole | Conhecimento de resultados | Ego | Feedback | Motivação | Tarefa | Aprendizagem Motora

Resumo

O objetivo do projeto será investigar a relação entre perspectivas distintas de orientação à meta (à tarefa ou ao ego) e o autocontrole de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras em atletas e não atletas. 48 estudantes universitários voluntários realizarão a tarefa de ficar em pé em um estabilômetro e tentar manter a plataforma em posição equilibrada o maior tempo possível durante cada tentativa de 90 segundos. O estabilômetro, dotado de um potenciômetro, será conectado a um computador que gravará o desvio angular da plataforma. O desempenho em cada tentativa será gravado com a utilização do erro quadrático médio do desvio angular em relação ao eixo horizontal. Os participantes responderão aos questionários "Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire" e "Task Evaluation Questionnaire" do "Intrinsic Motivation Inventory", os quais avaliarão, respectivamente, as perspectivas de meta orientadas à tarefa ou ao ego e a experiência subjetiva de realização da tarefa. Quatro grupos experimentais serão formados de acordo com duas condições de recebimento de CR (autocontrole e externamente controlado-yoked) e duas condições de experiência esportiva (atletas e não atletas). Na fase de aquisição, cada participante executará 14 tentativas no primeiro dia e 14 tentativas no segundo dia. No terceiro dia, ocorrerão os testes de retenção e de transferência (execução da tarefa em posição lateral), ambos com sete tentativas sem CR. Os dados serão analisados com análises de variância e testes qui-quadrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)