Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que aprender inglês? Um estudo sobre a relação estabelecida com o saber e o sentido pessoal atribuído pelo aluno no contexto da escola pública.

Processo: 10/12336-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Nelson Viana
Beneficiário:Andréia Dias Ianuskiewtz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Sentido pessoal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem de inglês | escola pública | Sentido pessoal | Teoria da relação com o saber | Ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

Neste trabalho buscamos investigar as relações que os alunos estabelecem com a aprendizagem da língua inglesa (LI) no contexto de ensino da escola pública, bem como o sentido que eles atribuem a essa aprendizagem. Interessa-nos pesquisar de que forma as relações estabelecidas pelo aluno com o mundo (a escola, a sala de aula e tudo que a envolve), com o outro (professores e colegas) e consigo mesmo (seus saberes, suas expectativas) influenciam a aprendizagem do idioma inglês. A pesquisa será fundamentada nos estudos realizados por Bernard Charlot (2000; 2001; 2005) sobre a relação com o saber, os quais buscam compreender como o sujeito categoriza, organiza seu mundo, como dá sentido à sua experiência e especialmente à sua experiência escolar, como apreende o mundo e, com isso, como se constrói e transforma a si próprio. Buscamos responder as seguintes questões: (1) Que relação o aluno da escola pública estabelece com a aprendizagem da língua inglesa? (2) O ensino da língua inglesa, no contexto da escola pública, garante aos alunos as condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento de uma relação significativa com o(s) saber(es), a fim de que haja êxito na aprendizagem? e (3) Qual é o sentido de (ter de) estudar inglês para o aluno? Entendemos ser urgente a realização de pesquisas que enfoquem os processos de atribuição de sentido à atividade de aprendizagem de LI, sob a perspectiva dos alunos da rede pública de ensino, a fim de que possamos melhor compreender as especificidades que envolvem a aprendizagem do idioma nesse contexto, para que, cada vez mais, encontremos vias de superação dos obstáculos que comprometem o sucesso da aprendizagem de LI na escola pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)