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Território usado, cooperação e conflito: o caso do asfaltamento da BR 163 nos estados do Mato Grosso e Pará.

Processo: 10/20374-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Antonio Cataia
Beneficiário:Mariana Traldi
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia política   Uso do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:demarcação de terras indígenas | Fluidez Territorial | Território usado | Geografia Política

Resumo

Este Projeto objetiva compreender os impactos provocados pelo asfaltamento da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) sobre territórios indígenas existentes em sua área de influência. Esta renovação da materialidade implica em também compreender os conflitos e cooperações presentes no sistema de ações que a anima: políticas governamentais; produtores de soja e territórios indígenas. Neste sentido, o Estado cumpre papel central: por um lado prepara e organiza o território para uma maior fluidez de mercadorias e commodities agrícolas, mediante o planejamento do sistema de mobilidade; por outro, também é o principal responsável pela proteção, preservação e demarcação de terras indígenas.

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