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Classes, cultura e distincao: a formacao de capital cultural e as estrategias de distincao social no brasil

Processo: 10/52393-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 17 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Brasilio João Sallum Junior
Beneficiário:Edison Ricardo Emiliano Bertoncelo
Instituição Sede: Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Status   Classe social   Estratificação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capital Cultural | Classe Social | Espaco Simbolico | Estratificacao Social | Reproducao Social | Status

Resumo

O projeto propõe a realização de um estudo que busca continuar a investigação do processo de formação de coletividades de classe na sociedade brasileira, desenvolvido ao longo do doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo. Embora aquele estudo tenha evidenciado alguns aspectos da configuração de estilos de vida com base em coletividades de classe, ele enfrentou algumas limitações (especialmente de ordem metodológica, relacionadas com a qualidade dos dados disponíveis para a investigação do problema proposto), que impediram que se revelasse mais profundamente o modo como a cultura (ou melhor, as práticas culturais) demarca fronteiras simbólicas entre os agentes sociais. A importância da cultura como um componente conformador das relações de classe chama atenção para o processo de formação de capital cultural e para as estratégias de reprodução social. O estudo proposto tenta superar algumas dessas limitações. Por isso, proponho a produção de alguns dados primários (de tipo qualitativo e quantitativo), por meio da realização de um número de entrevistas que permitam revelar as modalidades de apropriação de bens culturais, o gosto cultural e o conhecimento acerca dos bens culturais (além, é claro, da participação em práticas culturais, aspecto mais facilmente captado através de dados de survey). Adicionalmente, este estudo inclui modalidades de consumo matérial ou econômico, de modo a captar possíveis oposições no plano simbólico com base na composição do capital (capital econômico versus capital cultural) dos agentes. Por fim, este estudo se propõe a investigar o modo como as classes (possivelmente) conformam o processo de socialização e, mais especificamente, a criação dos filhos. Modos diferentes de criar os filhos podem afetar a probabilidade de que a criança desenvolva um gosto pela cultura. A apropriação desigual da tradição cultural pode afetar as chances de sucesso escolar da criança. Em termos metodológicos, este estudo utiliza uma técnica denominada Análise de Correspondências Múltiplas. (AU)

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