Busca avançada
Ano de início
Entree

"desenvolvimento dè dispositivos Eletrônico-orgânicos e sua aplicação cómo sensores Èm meio aquoso"

Processo: 11/00229-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Marystela Ferreira
Beneficiário:Rafael Furlan de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03857-0 - Fabricação de novos biossensores a partir de transistores orgânicos de efeito de campo com eletrólito no gate (EGOFETs), BE.EP.DR

Resumo

O presente projeto prevê o desenvolvimento e caracterização de sensores biossensores baseados em dispositivos orgânicos de efeito de campo do tipo capacitores MIS (metal-isolante-semicondutor) e transistores. Serão utilizados o polímero semicondutor P3HT poli(3-hexiltiofeno) e filmes nanoestruturados produzidos pela técnica layer-by-layer (LbL) na modificação do gate do dispositivo. Serão estudados filmes envolvendo diversos polieletrólitos como poli(alilamina hidroclorada) PAH, poli(etileno imina) PEI e poli(vinil sulfonato de sódio) PVS os quais serão caracterizados por técnicas espectroscópicas, além de estudos morfológicos por MEV e AFM visando a obtenção da melhor estrutura para a funcionalização do gate. O potencial do dispositivo como sensor e biossensor em meio aquoso será investigado mediante a imobilização de filmes LbL utilizando os mesmos polieletrólitos. A caracterização elétrica dc e ac será utilizada na determinação da melhor combinação de materiais, assim como na avaliação da resposta do dispositivo final como sensor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, RAFAEL FURLAN; CASALINI, STEFANO; CRAMER, TOBIAS; LEONARDI, FRANCESCA; FERREIRA, MARYSTELA; VINCIGUERRA, VINCENZO; CASUSCELLI, VALERIA; ALVES, NERI; MURGIA, MAURO; OCCHIPINTI, LUIGI; BISCARINI, FABIO. Water-gated organic transistors on polyethylene naphthalate films. FLEXIBLE AND PRINTED ELECTRONICS, v. 1, n. 2 JUN 1 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.