Busca avançada
Ano de início
Entree

A noção de ambiente na obra de Gustavo Giovannoni

Processo: 11/50034-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Monteiro de Andrade
Beneficiário:Renata Campello Cabral
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura   Arquitetos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientacao | Ambiente | Gustavo Giovannoni | Restauro Urbano

Resumo

A obra de Gustavo Giovannoni permaneceu durante décadas cobertas por um “véu de silêncio” que a historiografia atualmente tenta entender. É apenas em meados da década de 1980, depois de aproximadamente quarenta anos de seu falecimento, que se começa a avançar em estudos mais fundamentados historicamente sobre sua obra, sem as contaminações críticas e ideológicas anteriores. Em alguns desses novos estudos, identificam-se chaves interpretativas importantes para adentrar a obra desse profissional, como aquela que o investiga não a partir da atual segmentação disciplinar - em restauro, arquitetura, urbanismo e história - mas, ao contrário, respeita as imbricadas relações entre esses campos presentes em sua obra, assim como aquelas entre teoria e prática. Diante desse novo quadro historiográfico, a noção de "ambiente" é uma das temáticas que permite iluminar Giovanini em toda a sua complexidade. Apesar de já ser identificada como uma noção central na obra desse engenheiro, algumas questões ainda precisam ser aprofundadas sobre elas, tais como: quais os significados do termo "ambiente" e léxicos correlatos no pensamento giovannoniano? Como a noção de "ambiente" pode ser situada no conjunto da obra desse profissional? Quais as principais referências teóricas e práticas que fundamentam essa noção? Como ela foi transposta para legislações? Algumas de nossas hipóteses iniciais são as de que há uma preocupação de Giovannoni com a "ambientação" de inteiros trechos urbanos, mesmo sem a presença de um "monumento maior", já na década de 1910; que a chamada Edilizia Cittadina é o mais significativo referencial teórico de sustentação da noção de "ambiente" e que a busca de um equivalente jurídico-operacional dessa noção não alcançou pleno êxito dadas às dificuldades na transição entre o campo das idéias e das sensibilidades para aquele dos instrumentos de gestão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CABRAL, Renata Campello. A noção de \ambiente\ em Gustavo Giovannoni e as leis de tutela do patrimônio cultural na Itália. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.