Busca avançada
Ano de início
Entree

Herbivoria e defesa mediada por formigas em duas espécies de arbustos de ambiente seco: Anemopaegma velutinum e Anemopaegma album.

Processo: 08/08678-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Patrícia Falcão Bueno
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/55433-8 - Adaptações em Anemopaegma Mart. ex Meisn. (Bignoniaceae): evolução de nectários extraflorais e tricomas como estruturas de defesa anti-herbivoria, AP.R
Assunto(s):Anemopaegma   Animais herbívoros   Defesa   Formigas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anemopaegma | Defesa | Formigas | herbivoria | Botânica

Resumo

As interações planta-animal são divididas vulgarmente em interações positivas e negativas. Dentre os insetos, existem algumas espécies que danificam as plantas diminuindo seu crescimento e reprodução, enquanto outros limpam e defendem seus tecidos, como algumas espécies de "formigas-guarda". Essas interações muitas vezes são mediadas pelo ambiente em que essas espécies interagem e parte da variação encontrada entre elas pode ser devida simplesmente à distância espacial entre as populações ou indivíduos. Sendo assim, este estudo será focado sobre alguns aspectos ecológicos: a taxa de visitação das formigas (interação positiva) e a quantidade de área foliar perdida pela ação dos herbívoros (interação negativa). O trabalho exigirá diversas idas ao campo para a visitação das populações naturais das espécies, através de uma amostragem sistematizada das interações entre as plantas e os insetos. Além disso, este trabalho também consistirá de uma participação contundente do aluno no decorrer das demais etapas desta proposta de auxílio, colaborando também na quantificação dos caracteres morfológicas das exsicatas de herbário, organização e manutenção das plântulas na casa de vegetação, colaboração no campo na execução do piloto dos testes experimentais relacionados com a função biológica das estruturas morfológicas, e relacionados com variação genética das características de interesse, através dos cruzamentos controlados entre diferentes indivíduos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)