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Um laboratório virtual integrado ao ambiente TIDIA-Ae

Processo: 08/11202-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:César Augusto Camillo Teixeira
Beneficiário:Daniel Cintra Cugler
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60653-1 - LSC - Laboratório de Sistemas de Computação, AP.TIDIA
Assunto(s):Laboratórios   Web service   Plataformas de ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:laboratório virtual | Tidia-Ae | Construção de Software

Resumo

O laboratório Lince propôs para a fase 2 do projeto Tidia-Ae dar continuidade aos desenvolvimentos de integração de laboratórios de acesso remoto ao ambiente de aprendizado eletrônico Tidia-Ae. A orientação do projeto ao esforço internacional SAKAI, de estabelecimento de uma plataforma padrão para aprendizado eletrônico, levou o Lince a dedicar o primeiro ano da fase 2 a estudos e projeto da ferramenta LABORATÓRIO REMOTO alinhada a essa plataforma. Como resultado obteve-se uma ferramenta versátil e abrangente para integração de laboratórios remotos ao ambiente Tidia-Ae, sem a imposição de restrições que pudessem frustrar tal integração. Essa versatilidade, entretanto, impõe a necessidade de realização de alguns procedimentos de forma não automática. Na continuidade deste trabalho, os dois bolsistas que vêm atuando nesta ferramenta deverão assumir duas funções. A primeira, comum a ambos, é realizar a especificação detalhada de uma versão mais automatizada da ferramenta LABORATÓRIO REMOTO, baseada em serviços Web. Essa ferramenta será útil aos laboratórios remotos que se dispuserem a um investimento maior na parte do software do lado do laboratório para ter, em compensação, maior automação nos processos de oferecimento de seus serviços. Após a especificação e modelagem do sistema, os bolsistas deverão supervisionar o desenvolvimento da ferramenta, a ser contratado. Caberá ao bolsista em questão, monitorar especificamente o desenvolvimento e implementação contratados referente a front-end, persistência de dados, e cadastros em geral da ferramenta de laboratório remoto. A segunda função, distinta para cada um dos bolsistas, está no apoio a atividades exploratórias no contexto do aprendizado eletrônico, em particular relacionadas a laboratórios de acesso remoto. Este é o plano para o bolsista que estará apoiando atividades exploratórias com laboratórios virtuais de acesso remoto. (AU)

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