Busca avançada
Ano de início
Entree

A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física

Processo: 09/07252-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Armando Massao Tagiku
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55542-4 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, AP.EP
Assunto(s):Ensino médio   Ensino de física   Física moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Física moderna | multiplicadores | Ensino de ciências/Física no Ensino Médio

Resumo

Atualizar os currículos de Física através do ensino de conteúdos de Teoria Quântica. Desenvolver representações científicas do mundo microscópico possíveis de serem aprendidas por estudantes do Ensino Médio. Avaliar a efetividade de estratégias que visem o ensino de conceitos científicos modernos e contemporâneos. Atividades a serem desenvolvidas na escola: produzir, aplicar e avaliar atividades de ensino sobre o tema "Interação radiação-Matéria*Elaboração de atividades experimentais sobre o tema estão passíveis de serem executadas em contextos diversos (na ausência de laboratórios sofisticados); elaborar atividades em ambiente computacional (simulações, demonstrações, programas interativos etc) sobre o tema para uso no Ensino Médio*Seleção de material bibliográfico e elaboração de roteiro para uso em sala de aulas. Impacto esperado; aproximar a ciência praticada na escola da ciência praticada nos centros de pesquisa; ampliar o exercício da cidadania através da apreensão de conhecimentos científicos necessários a interpretação do mundo moderno; obter referencias de como transpor conhecimentos presentes nas modernas teorias científicas para o ambiente escolar; fomentar a formação continuada os professores de Física do Ensino Médio através do estudo de resultados de pesquisas em Ensino de Ciências; obter multiplicadores que possam contribuir com a divulgação dos resultados obtidos no projeto (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)