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Avaliação da intervenção em orientação profissional em um serviço-escola: período 2001-2006

Processo: 09/12434-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Nerielen Martins Neto Fracalozzi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/54707-7 - Avaliação da intervenção em orientação profissional em um serviço-escola de psicologia: período 2001-2006, AP.R
Assunto(s):Orientação vocacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:intervençãopsicológica | maturidade profisisonal | orientação profissional | serviço-escola | Orientação Profissional

Resumo

A definição da carreira é um processo que ocorre ao longo da vida do indivíduo e é influenciado pelas vivências passadas, presentes e expectativas quanto ao futuro. As transformações no mundo do trabalho, a proliferação de novas profissões e modalidades de cursos aliadas aos estereótipos profissionais veiculados pela mídia dificulta ainda mais a tomada dessa importante decisão. Soma-se a isso o fato de que a maioria das pessoas em fase de escolha encontra-se na adolescência, etapa sabidamente marcada por profundas transformações na identidade dos indivíduos. Para que se possa tomar uma decisão relativa aos estudos e/ou trabalho que seja consciente e autônoma é fundamental, portanto, certo nível de maturidade para a escolha profissional. Em geral, da adolescência ao início da idade adulta, a tarefa principal é a escolha da profissão. A maturidade para executá-la é composta por atitudes e conhecimentos que o indivíduo deve adquirir a fim de elaborar uma escolha consciente. O presente trabalho apresenta dois objetivos principais: verificar se o nível da maturidade para a escolha profissional varia segundo determinadas características sócio-demográficas (sexo, idade, série escolar, escolaridade dos pais e tipo de instituição de ensino - pública ou particular) e avaliar a evolução da maturidade para a escolha da carreira em pessoas que participaram de um processo de orientação profissional. Os dados serão recolhidos da documentação referente aos atendimentos realizados pelo Serviço de Orientação Profissional, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, durante os anos de 2001 a 2006. O material utilizado será: (1) o Roteiro de Entrevista de Triagem (para consulta dos dados sócio-demográficos) e (2) a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional - EMEP. A análise dos dados será feita por meio da modalidade estatística. Espera-se poder contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a forma como este importante construto - maturidade para a escolha profissional - varia nos indivíduos e evolui durante o processo de orientação profissional, conhecimento que pode concorrer para o aprimoramento das intervenções da área. Além disso, o estudo contribuirá com a produção do conhecimento em avaliação de processos e resultados em intervenção no domínio da Orientação Profissional.

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