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Mapa da formação de professores nas licenciaturas no estado de São Paulo

Processo: 10/00144-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ivanise Monfredini
Beneficiário:Elton Sergio de Souza
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08311-0 - O conhecimento dos saberes a ensinar na formação de professores da educação básica. Um estudo sobre as licenciaturas no estado de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Licenciatura   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Licenciatura | Mapeamento | tecnologias da informação

Resumo

Elaborar um mapeamento das licenciaturas no estado, considerando aquelas que formam professores para o ensino das disciplinas que compõem a grade curricular do ciclo II da educação fundamental - 6° ao 9° séries - e do ensino médio (educação básica), conforme indicadas na Resolução Nº 92 de 19 de dezembro de 2007 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP). A elaboração do mapeamento será feita em duas fases. A primeira com base nas informações do Banco de dados do INEP (Censo da Educação Superior, Cadastro de Instituições e Cursos, Cadastro nacional de Docentes, Censo escolar da Educação básica) e da pesquisa por Instituições no site do Ministério da Educação (MEC). Essas informações serão tratadas em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Como ferramentas para o tratamento dos dados existem opções de softwares comerciais, mas vale destacar um "software livre" chamado DBDesigner. As variáveis que orientarão este primeiro mapeamento são: a organização acadêmica e a categoria administrativa da instituição de ensino superior, as licenciaturas oferecidas, o período de oferta dos cursos, se a instituição oferece bacharelado e licenciatura na mesma área, a carga horária das licenciaturas oferecidas, a localização da oferta no Estado de São Paulo. Com base neste primeiro levantamento se estabelecerá amostra, estatisticamente determinada, para levantamento de informações mais detalhadas nos sites da Instituições formadoras, a partir do que será elaborado um segundo mapeamento incluindo a correlação entre as variáveis acima relacionadas e o currículo de formação das licenciaturas. No caso de a instituição não disponibilizar informações no site institucional, será feito contato telefônico ou pessoal para obter as informações requeridas. Este segundo mapeamento subsidiará a escolha das instituições a serem contatadas para realização das entrevistas semi-estruturadas com alunos, professores e coordenadores. (AU)

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