Busca avançada
Ano de início
Entree

A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de Física

Processo: 10/12645-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Armando Massao Tagiku
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55542-4 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, AP.EP
Assunto(s):Ensino médio   Física moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Física moderna | multiplicadores | Ensino de ciências/Física no Ensino Médio

Resumo

O objetivo é atualizar os currículos de Física através do ensino de conteúdos de Teoria Quântica; desenvolver representações científicas do mundo microscópico possíveis de serem aprendidas por estudantes do Ensino Médio; avaliar a efetividade de estratégias que visem o ensino de conceitos científicos modernos e contemporâneos. Atividades a serem desenvolvidas na escola: produzir, aplicar e avaliar atividades de ensino sobre o tema "Interação radiação-Matéria"; elaboração de atividades experimentais sobre o tema passíveis de serem executadas em contextos diversos (na ausência de laboratórios sofisticados); elaborar atividades em ambiente computacional (simulações, demonstrações, programas interativos etc) sobre o tema para uso no Ensino Médio; seleção de material bibliográfico e elaboração de roteiro para uso em sala de aulas. Impacto esperado: aproximar a ciência praticada na escola da ciência praticada nos centros de pesquisa; ampliar o exercício da cidadania através da apreensão de conhecimentos científicos necessários a interpretação do mundo moderno; obter referencia de como transpor conhecimentos presentes nas modernas teorias científicas para o ambiente escolar; fomentar a formação continuada os professores de Física do Ensino Médio através do estudo de resultados de pesquisas em Ensino de Ciências; obter multiplicadores que possam contribuir com a divulgação dos resultados obtidos no projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)