Busca avançada
Ano de início
Entree

Valorização imobiliária e produção do espaço urbano: a refuncionalização do território da divisa intermunicipal Campinas-Valinhos, SP (Anel Viário Magalhães Teixeira - SP 083)

Processo: 10/06104-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Tereza Duarte Paes
Beneficiário:Claudiane Gonçalves Tonetti
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Espaço urbano   Produção do espaço urbano   Especulação imobiliária   Conservação dos recursos naturais   Rodovias   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espaço Urbano | Especulação Imobiliária | preservação ambiental | Geografia Urbana

Resumo

Partindo de uma abordagem geográfica, este projeto pretende analisar a refuncionalização do território da divisa Campinas-Valinhos, SP, ocasionada pela construção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083) e potencializada pela incorporação da racionalidade ambientalista na produção do espaço urbano desses municípios. Dessa forma, toma o processo de implantação da rodovia mencionada como referência temporal para a análise. Discute a proliferação de condomínios e loteamentos fechados que, ao valorizarem a proximidade a áreas verdes e a fácil acessibilidade na busca por qualidade de vida, potencializaram a expansão urbana de Valinhos e alteraram o padrão de ocupação do território de Campinas nas proximidades do Anel Viário. Assim, analisa a constituição de uma nova maneira de habitar, a qual ressalta as diferenças, valoriza a liberdade intramuros e cria territorialidades seletivas. Por fim, investiga a mistura de padrões de ocupação que tem transformado a região em um verdadeiro campo de forças, no qual os remanescentes florestais ocupam o papel central, incorporados na especulação imobiliária e almejados por diferentes atores do espaço urbano, gerando conflitos que repercutem tanto na configuração espacial como nas próprias ações desses agentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)