Busca avançada
Ano de início
Entree

A depressão pós-parto e a influência da mãe na exploração de objetos por bebês de 8 meses

Processo: 11/00953-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Jonathan Miller Santos Mota
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57618-5 - Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação, AP.JP
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Aprendizado social   Imitação   Depressão pós-parto   Relações mãe-filho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Imitação | manipulação | Percepcao e acao | Primeira Infância | aprendizagem social

Resumo

Na psicologia do desenvolvimento infantil, há um crescente volume de pesquisas sobre desenvolvimento motor com base na perspectiva da percepção e ação. Segundo esta linha de pesquisa, ao explorar o ambiente, os indivíduos produzem vários tipos de relações de espaço e força entre os objetos e superfícies, ricas fontes de informação. O presente trabalho, realizado à luz da perspectiva da percepção e ação, tem como objetivo comparar díades mãe/bebê envolvendo mães deprimidas e não-deprimidas para verificar se há diferenças na maneira como elas brincam com seus bebês e no modo como eles se comportam em relação ao objeto. As participantes vêm sendo recrutadas e acompanhadas desde o último trimestre de gravidez. Oito meses após o nascimento, as mães comparecem ao Laboratório de Observação do Comportamento do IPUSP, onde são feitas filmagens em que as mães brincam com seus bebês. Estão sendo utilizados três tipos de objetos, sendo todos cubos de EVA: 1) com figuras diferentes em cada lado; 2) com um guizo dentro; 3) com texturas diferentes em cada lado. Em todas as situações, o pesquisador entrega o cubo na mão da mãe ou do bebê, e aguarda 45s, quando troca o objeto. Caberá ao bolsista assistir às filmagens e transcrever os comportamentos dos bebês e das mães de acordo com seguintes categorias comportamentais: segurar, virar, balançar, bater, jogar, morder, tocar, bater os dedos, transferir, apontar, manusear. Compararemos os resultados obtidos nos diferentes grupos experimentais para analisar se a depressão afeta a interação mãe-bebê e o desenvolvimento do bebê (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)