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Amamentação na adolescência no município de Ribeirão Preto-SP

Processo: 11/02693-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Juliana Cristina dos Santos Monteiro
Beneficiário:Rafaela Roque Siani
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/09990-8 - Amamentação na adolescência no município de Ribeirão Preto - SP, AP.R
Assunto(s):Saúde materno-infantil   Aleitamento materno   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Aleitamento Materno | saude materno-infantil | Enfermagem Obstétrica e Neonatológica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a situação da amamentação na adolescência no município de Ribeirão Preto-SP, visando: identificar o perfil sociodemográfico por distrito sanitário das mães adolescentes; caracterizar a prática da amamentação de acordo com os indicadores da OMS entre as adolescentes; identificar as necessidades das adolescentes frente ao processo de estabelecimento e manutenção do aleitamento materno e como estão sendo atendidas suas demandas no contexto dos serviços de saúde. Será desenvolvido em duas etapas: na primeira, de abordagem quantitativa, serão utilizados os dados já coletados da II Pesquisa Nacional de Prevalência do Aleitamento Materno, realizada durante a Campanha Nacional de Vacinação em agosto de 2008. A segunda etapa, de abordagem qualitativa, incluirá entrevistas semi-estruturadas individuais com as mães adolescentes atendidas no distrito sanitário de maior prevalência de mães adolescentes, segundo os resultados da primeira etapa da pesquisa. Para os dados quantitativos a análise será fundamentada na estatística descritiva, utilizando-se o programa estatístico SPSS, versão 10.0. Os dados qualitativos serão analisados com base nas orientações metodológicas para análise de conteúdo, modalidade temática.

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