Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação de atitudes frente a pessoas com deficiência na educação infantil

Processo: 11/06259-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marie Claire Sekkel
Beneficiário:Larissa Prado Matos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50235-6 - A formação de atitudes frente a pessoas com deficiência na educação infantil, AP.R
Assunto(s):Psicologia escolar   Educação infantil   Educação inclusiva   Preconceito   Atitudes   Crianças com deficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atitudes | deficiência | educação inclusiva | Educação Infantil | preconceito | Psicologia escolar

Resumo

Este estudo pretende conhecer os efeitos da convivência em creches e pré-escolas inclusivas sobre a formação das crianças no que diz respeito à aceitação das diferenças, buscando identificar as atitudes e estabelecer uma possível relação entre ter convivido com crianças com deficiência numa creche ou pré-escola inclusiva e o modo de se relacionar com pessoas significativamente diferentes ao longo da vida. A pesquisa será realizada com base numa abordagem qualitativa. Serão realizadas visitas para escolha de creches ou pré-escolas com características de um ambiente inclusivo e serão entrevistados alunos(as) egressos(as) dessas instituições no período de 2003 a 2008 e que freqüentam atualmente o Ensino Fundamental. A análise dos dados será feita com base na Teoria Crítica da Sociedade e tem como pressuposto a relevância dos processos formativos na primeira infância iluminados pelas investigações da psicanálise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)