Busca avançada
Ano de início
Entree

SIM-RSC: sistemas de inteligência de marketing com base em redes sociais complexas

Processo: 11/08182-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Matthias Rudolf Brust
Beneficiário:Matthias Rudolf Brust
Empresa:Redealumni Serviços de Internet Ltda. - ME
Vinculado ao auxílio:10/51435-9 - SIM-RSC: Sistemas de Inteligência de Marketing com base em Redes Sociais Complexas, AP.PIPE
Assunto(s):Redes e comunicação de dados   Redes complexas   Algoritmos   Marketing   Mídias sociais   Softwares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Marketing baseado em redes sociais | Redes

Resumo

Este projeto de pesquisa visa desenvolver um sistema que apóie campanhas de marketing através da identificação algorítmica de potenciais consumidores com base na rede social de clientes da instituição. A principal inovação do projeto é criar um método sistemático de se tirar proveito das ligações sociais de atuais clientes, que serão obtidas dos através dos sites de relacionamento mais usados do Brasil utilizando tecnologia de datamining social já desenvolvida pela empresa que sediará a pesquisa. Trata-se de uma grande evolução em relação aos sistemas de marketing atuais, que se utilizam apenas de informações demográficas, geográficas e sociológicas. Para a FASE 1 do programa PIPE serão pesquisados modelos de redes sociais complexas e algoritmos de classificação e recomendação que serão implementados em um protótipo. Também será feita uma prova de conceito aplicando o sistema desenvolvido em uma campanha de marketing de uma IES e a especificação do software comercial SIM-RSC, a ser implementado na FASE 2. A metodologia a ser utilizada inclui levantamento de dados, simulação e modelagem teórica para desenvolvimento de algoritmos, estudo de caso para prova de conceito e processos de modelagem ágil e prototipagem para a especificação de software. A empresa responsável já desenvolveu tecnologias na área de marketing social na Internet que estão em fase de comercialização para o mercado de ensino superior, enquanto o pesquisador responsável já trabalhou em diversos projetos relacionados, o que indica a capacitação da equipe. É esperado que a campanha de marketing alvo de estudo de caso comprove que o sistema de recomendação propost o e protótipo proporcione resultados superiores em termos de captação de novos clientes, ficando verificada a viabilidade técnica e comercial do software SIM-RSC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)